Notícia
OPRAM488 - Bombeiros - Socorro e Emergência da Madeira
A Federação de Bombeiros da RAM promove projeto de reequipamento dos vários Corpos de Bombeiros através do Orçamento Participativo do Governo Regional da MadeiraA proposta apresentada assenta no conhecimento empírico, projetado na construção de um dispositivo operacional regional moderno, eficiente e eficaz, adaptado e capacitado para responder aos mais imponderáveis desafios de socorro e emergência deste novo mundo em constante mudança. O mesmo nasce de um rigoroso diagnóstico efetuado aos Corpos de Bombeiros da RAM, às suas necessidades operacionais, às necessidades de reequipamento e à adequação dos seus meios. O arquipélago da Madeira possui uma orografia bastante acidentada e montanhosa. Dadas as características físicas e o histórico de ocorrências, em particular, os fenómenos naturais extremos, é um território de grande suscetibilidade aos perigos, tonando-se indispensável uma resposta adequada aos incidentes de escala local e regional. É, portanto, a evolução e o dinamismo das novas realidades, ondes os riscos naturais e tecnológicos registam uma incidência cíclica e num contexto de estrutural mutação do mundo moderno, quer no seu enquadramento ambiental, quer no contexto económico, que impulsiona os responsáveis institucionais das áreas do socorro e da emergência à definição de um plano de aquisição e de reequipamento/substituição de equipamentos nos Corpos de Bombeiros que otimize a eficácia e a eficiência do dispositivo de socorro e emergência da RAM. Coube ao Governo Regional da Madeira e às Câmaras Municipais, durante as últimas décadas, os imprescindíveis investimentos à operacionalização de um dispositivo regional de socorro e emergência eficiente e eficaz que garantisse a prontidão e a atuação profissional de excelência que caracteriza, hoje, os bombeiros da Madeira. O posicionamento estratégico de quartéis de bombeiros existentes na RAM, para estarem o mais próximo das populações e das áreas de risco, com especial atenção para as diferentes realidades em termos geográficos de especificidade dos riscos dos vários concelhos, a aposta na aquisição e distribuição regional de equipamentos e veículos das mais variadas áreas de atuação (emergência pré-hospitalar, incêndios rurais, incêndios urbanos, desencarceramento, entre outros...) aliada à vertente formativa, potenciadora da melhoria gradual do desempenho nas várias missões, demostram um conhecimento atento da realidade do risco por parte dos nossos governantes. Tais preponderantes são essenciais à manutenção dos elevados referenciais do socorro, reconhecidos internacionalmente, ao mesmo tempo que, impulsiona a reputação do destino Madeira como um centro turístico seguro. Pelo supracitado e, tendo em conta o diagnóstico realizado, propõe-se a aquisição dos equipamentos e veículos, abaixo referenciados, essenciais ao cabal cumprimento da missão dos Corpos de Bombeiros da RAM. A presente anteproposta identifica a área de atuação de resgate em montanha como aquela que necessita de uma atenção redobrada e projeta como objetivo a aquisição de veículos todo-o-terreno de resgate em montanha equipado com maca de transporte, comunicações e demais equipamentos de proteção individual e de resgate para vários corpos de bombeiros (Corpos de Bombeiros da Calheta, S. Vicente e Porto Moniz, Ribeira Brava e Ponta do Sol, Machico e Bombeiros Voluntários Madeirenses), imprescindíveis à prontidão e à melhoria das condições e da qualidade do serviço prestado à vítima e dos requisitos essenciais de operacionalidade, segurança, proteção e integridade dos bombeiros afetos a esta tipologia de serviço. Pela sua natureza e âmbito geográfico de intervenção, e tendo em conta o crescente índice de utilização dos percursos pedestres/levadas, fruto do crescimento turístico que se tem revelado na Região Autónoma da Madeira (RAM), importa dar uma resposta operacional mais rápida às solicitações de socorro cada vez mais frequentes. Estima-se que existam mais de 235 km de percursos recomendados (PR), em toda a RAM ao que se acrescenta as largas centenas de kms de percursos pedestres e de levadas, que embora não obtenham a classificação de percursos recomendados, apresentam uma presença antrópica elevada. Tal extensão de percursos, associada à crescente presença de turistas, que se calcula em largas centenas diariamente, potencializa a necessidade e a maior frequência de intervenções de resgate. Cabe às instituições que operam neste domínio, a criação de instrumentos e a obtenção de ferramentas operacionais que as capacitem para a prontidão e profissionalismo do socorro prestado. Por tal, é de importância extrema a obtenção dos referidos veículos todo-o-terreno, que contemple em si a valência do transporte dos bombeiros, dos equipamentos e acima de tudo, das vítimas. A este respeito convém referenciar que os acessos das equipas de resgate em montanha aos acidentados, na maioria dos percursos, fazem-se por estradas florestais de sinuosidade imensa, o que impossibilita o empenho de uma ambulância. Pala além dos veículos de resgate, estão previstos, nesta anteproposta, a aquisição de diversos equipamentos direcionados às várias áreas de atuação e que permitem melhorar a resposta operacional. Existe ainda necessidade de veículos de serviço gerais — VOPE (Veículo para Operações Especiais ou de apoio) e VTTP (Veículo de Transporte Tático de Pessoal). O VOPE, destina-se ao apoio em missões de resgate e ao transporte de animais, e ajuda a resolver a lacuna existente na prestação de socorro eficiente nesta tipologia de missões, apetrechando o Corpo de Bombeiros de Câmara de Lobos com equipamento e meios adequados, na salvaguarda do bem-estar animal. O veículo VTTP destina-se ao transporte de pessoal operacional com o seu equipamento individual de e para o teatro de operações, como também em atividades afeto a escola de infantes e cadetes e quadro ativo, nomeadamente no transporte de bombeiros para formação fora do concelho. No concelho do Funchal, as ambulâncias e outros veículos de socorro percorrem poucos quilómetros, mas estão condicionados pela falta de caraterísticas de binário dos motores, para fazer face à acentuada orografia do concelho. Além do supracitado será, ainda, objeto desta anteproposta a aquisição de meios e equipamentos diversos direcionados às áreas da comunicação, incêndios rurais e urbanos.