Associado
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santana
Estrada José Gonçalves Valente nº169230-106 Santana Telefone: 291 570 118 Telefone: 291 570 112
Resenha Histórica:
A formação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santana, começou pela constituição de uma Comissão Organizadora, a 08 de dezembro de 1984, composta por três elementos, nomeados de entre um grupo de Munícipes que se reuniu, nos Paços do Concelho de Santana, a fim dinamizar no mais curto espaço de tempo a consecução do projeto da criação de uma Associação de Bombeiros Voluntários que integrasse uma Equipa de Socorrismo, preparada para atuar em zonas montanhosas e marítimas, onde muitas vezes são palco de acidentes. A partir de então, e sempre com o objetivo prioritário da criação de um Corpo de Bombeiros Voluntários em Santana, foram encetados vários esforços nesse sentido. Em 28 de dezembro de 1984, foi solicitado, à Câmara Municipal de Santana, um espaço onde fosse possível reunir, receber e contactar com os Munícipes, bem como fazer toda receção de correspondência oficial necessária, o qual foi cedido em 28 de janeiro de 1985. À Câmara Municipal de Santana, foi novamente pedido apoio a este projeto, nomeadamente, na atribuição de uma ajuda financeira mensal, a qual, após reconhecida a importância primordial de um Corpo de Bombeiros no Concelho de Santana, foi deliberada favoravelmente.
Já com a assinatura da Escritura Pública à vista, foi solicitado, pela Comissão Organizadora, à Secretaria Regional da Economia, a cedência de uma parcela de terreno, para a construção de um Quartel, preferencialmente no centro do Concelho de Santana, o qual também mereceu a melhor atenção e foi autorizado. Estavam, então, reunidas todas as condições para solicitar ao Serviço Regional de Proteção Civil, a homologação da criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santana.
Em 30 de setembro de 1985, teve lugar a Escritura Pública da constituição da Associação Humanitária de Bombeiros, na altura, com a designação de Associação de Bombeiros Voluntários do Concelho de Santana.
Entretanto, foi criado o Regulamento Interno do Corpo de Bombeiros e formado o primeiro grupo de aspirantes ao Quadro Ativo dos Bombeiros Voluntários de Santana, cuja cerimónia de promoção foi presidida pelo Senhor Presidente do Governo Regional, a 08 de dezembro de 1989.